Descobrindo novos significados
Objetivo: Ampliar a leitura através do reconhecimento de um recurso amplamente utilizado em diversas situações de comunicação: a metáfora.
1. Leia dois significados da palavra lua:
§ Se consultarmos um dicionário, vamos descobrir que a Lua gira em torno da Terra, por isso é chamada de satélite. A Lua tem quatro fases: lua nova, lua cheia, quarto crescente e quarto minguante.
§ Para uma criança, a lua pode ser descrita de outra maneira. Veja:
Qual é a diferença entre o primeiro significado e o segundo?
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
2. Veja outros exemplos:
a) Seus olhos são claros, luminosos, brilham na escuridão.
Seus olhos são dois faróis na escuridão.
Neste exemplo, existe uma característica nos faróis que também faz parte dos olhos. Que característica é essa?
b) Meu irmão é forte, musculoso e bravo.
Meu irmão é um touro.
Neste caso, quais são as características que estão presentes no irmão e no touro?
________________________________________________
3. Abaixo você tem dois grupos de palavras. Ligue as palavras do primeiro grupo às palavras do segundo grupo que apresentem características em comum.
§ Casa muito boa
Grupo 1 Grupo 2
§ Menino bonito
§ Bebê bonzinho
§ Voz alta e forte
§ Uma trovoada
§ Um anjinho
§ Um gatão
§ Uma jóia
Faça frases com as palavras que você ligou.
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
4. Em sua opinião, como podemos criar significados novos para as palavras?
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
Agora converse com sua professora ou professor e escreva as conclusões do grupo.
______________________________________________
______________________________________________
5. Agora é a sua vez. Vamos dar novos significados às palavras abaixo:
§ chuva: ____________
§ árvore: ____________
§ vento_____________
Escolha a frase de que você gostou mais. Faça um desenho que expresse a frase escolhida.
Troque de desenho com um colega. Repare bem no desenho dele e escreva uma frase que expresse o que ele desenhou.
___________________________________
___________________________________
6. Vamos brincar de mímica! O professor marca um tempo para cada aluno tentar fazer sua mímica. Destroque o desenho com o colega, faça uma leitura silenciosa da frase que ele escreveu para o seu desenho e interprete para a classe. Todos podem palpitar, menos o colega que escreveu a frase. Se a classe não conseguir adivinhar, o colega lê em voz alta a frase que inventou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário