25 julho 2007

Trabalhando com Fábulas

O LEÃO E O RATINHO


Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.

Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)


Atividades
Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?

Habilidade: o aluno identifica informação no texto.


2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?
Habilidade: o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto.


3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho?
Habilidade: o aluno localiza informação no texto.


4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?
Habilidade: o aluno faz inferência.


5. Quem são as personagens do texto?
Habilidade: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.


6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?
Habilidade: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa).


7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?
Habilidade: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula.


8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as.
1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______
2ª parte: o leão preso. Parágrafos______
3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______

Habilidade: perceber o enredo como uma das características do texto narrativo ficcional.


9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo?
Habilidade: inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.


10. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?
Habilidade: compreender o uso da pontuação na construção de um texto.


11. Substitua a palavra em negrito na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.
Habilidade: identificar o pronome como recurso coesivo.


12. Dê outro título ao texto.
Habilidade: produzir texto, levando em conta o tema.

Nenhum comentário: