· Socializar;
· Observar características de personalidade dos alunos;
· Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa;
· Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;
· Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
· Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
· Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento:
A professora entrega uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, idéias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
· Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
· Hoje eu queria apenas...
· É muito difícil nos dias de hoje...
· Depois de um dia cansativo eu gosto de...
· Ah! Como eu gostaria de...
· Meu dia fica completo quando eu...
· Quando estou triste, gosto de...
· Neste momento a primeira sensação que tenho é...
· Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
· Como eu gostaria de reviver o dia...
· Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
· O meu maior sonho é...
· A minha felicidade eu gostaria de dividir...
· Minha maior alegria é...
· Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
· Eu me sinto completamente feliz quando...
· Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
· Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
· Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase achou mais interessante? _ Foi difícil a tarefa?
Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível.
A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.
A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, idéias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.
Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, onde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar idéias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a idéia do texto.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.
Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou "decoreba" de conhecimentos. Cabe a professora saber conduzí-la para que seja útil e proveitosa. A professora será a facilitadora de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não uma mera transmissora.
Será, sem dúvida, uma experiência agradável, diferente e prazerosa para todos.
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