28 julho 2007

Pódio das pragas

Aproveitando o clima do Pan 2007 veja abaixo o quadro geral de medalhas das pragas, com seus respectivos recordes nas diversas categorias, tais como: o maior , o mais rápido, o mais lento, o menor, o comilão etc... etc....

O INSETO MAIS VELHO
Alguns insetos levam muito tempo para completar seu ciclo de vida. Como exemplo damos a espécie Buprestis aurulenta, um coleóptero, cujas larvas levam normalmente de 1 a 3 anos para completar seu desenvolvimento, no entanto, foi verificado que esta mesma espécie levou 26 anos para emergir o adulto em madeira de construção.


O MAIOR GOURMET ENTRE OS INSETOS

A mariposa Hyphandria cunea, pertencente a Família Arctiidae, é provavelmente o inseto que possui o cardápio mais variado. As lagartas desta mariposa alimentam-se de aproximadamente 636 espécies de plantas. Este fenômeno é chamado de polifagia. Apesar de muitos insetos serem especialistas, alimentarem-se ou depositarem seus ovos em apenas uma espécie ou família de plantas, alguns exploram o modo de vida generalista. Os insetos generalistas apresentam pelo menos duas vantagens em termos de sobrevivência: uma fêmea encontra rapidamente uma planta hospedeira ideal para depositar seus ovos e um inseto encontra alimento adequado rapidamente e gasta seu tempo comendo e não procurando o alimento.


O MENOR MAMÍFERO

Que a baleia azul é o maior dos mamíferos, você já deve saber. Mas você sabe qual é o menor? É um morcego que habita as margens do Rio Kwai, na Tailândia, chamado de morcego-zangão, de nome científico Craseonycteris thonglongyai. Ele é um pouco maior que uma abelha comum. Mede cerca de 3 centímetros e pesa menos do que uma moedinha de 10 centavos.

A MAIOR ARANHA

A caranguejeira Goliath Bird Eater, Theraphosa Blondi, detém o título de maior aranha do mundo, como o próprio nome já sugere, pode se alimentar de pequenos pássaros.

Facilmente chegam 25 cm, sendo que existem relatos de animais com até 35 a 40 cm.



A MAIOR FORMIGA

A maior formiga é a Dinoponera quadriceps- Tocandira, que habita o Estado de Goiás. Ela mede 4 centímetros e tem uma ferroada tão doída que virou rito de passagem para índios locais: "Quando o menino se tornava um guerreiro, era obrigado a colocar a mão numa luva cheia de tocandiras", diz Ana Eugênia.


O OLFATO MAIS PODEROSO

A mariposa imperador é o animal com o olfato mais aguçado em toda a natureza, e suas antenas farejadoras conseguem captar uma única molécula do perfume da mariposa fêmea a 11 quilômetros de distância.



Nenhum comentário:

Powered By Blogger