08 julho 2007

Guia Prático de Construção Textual

1. Quem é o personagem principal?
( ) Um animal
( )
Um objeto
( )
Uma bruxa
( )
Um príncipe
( )
Uma menina
( )
Um extraterrestre
( )
Uma velha
( )
Um anjo
( )
Uma professora
( )
Um jogador

2. Quem é/são o/os personagens secundários?
( )
Animais da floresta
( )
Materiais escolares
( )
Uma família pobre
( )
Um jogador da 2ª divisão
( )
Um cantor de “Funk”
( )
Alunos de uma escola modelo
( )
Criança abandonada
( )
Um mendigo
( )
Um cachorro
( )
Turma de amigos


3.
Em que lugar acontece esta história?
( )
Floresta
( )
Reino distante
( )
Escola
( )
Bairro simples
( )
Campo de futebol
( )
Um clube
( )
Uma rua
( )
Planeta próximo
( )
Praça
( )
Dentro do ônibus



4.
Quais as principais características do personagem principal?
( )
Bondosa/o e sincera/o.
( )
Forte e simpática/o.
( )
Desonesta/o e mentirosa/o.
( )
Fria/o e calculista.
( )
Humilde e justa/o.
( )
Forte e caridosa/o.
( )
Grosseira/o e injusta/o.
( )
Gentil e compreensiva/o.
( )
Simples e carismática/o.
( )
Esperta/o e simpática/o.



5.
Quais são suas características físicas?
( )
Magra/o, elegante e ruiva/o.
( )
Alta/o, morena/o e bem vestida/o.
( )
Gorda/o, negra/o e alta/o.
( )
Magra/o, mal vestida/o e loira/o.
( )
Baixa/o, branca/o e careca.
( )
Negra/o e elegante.
( )
Morena/o com cabelos compridos e encaracolados.
( )
Grande, azul e triangular.
( )
Pequeno, de cabelos crespos e loiros.
( )
Duas antenas, um olho e o corpo coberto de escamas.



6.
Como inicia os fatos?
( )
Eles se encontram, na rua, por acaso.
( )
Encontram-se numa reunião de defensores da natureza.
( )
Já são antigos conhecidos.
( )
Estava andando de bicicleta...
( )
Durante a aula de Artes...
( )
Quando estava indo para o trabalho...
( )
Depois do segundo gol...
( )
Enquanto escovava os dentes, diante do espelho...
( )
Numa fria noite de julho...
( )
Estava distraído quando de repente ouvi um...


7.
Qual o acontecimento principal?
( )
Alguém que chega de surpresa.
( )
Alguém é derrubado...
( )
Um segredo é revelado.
( )
Um “milagre” acontece.
( )
Alguém se perde durante uma...
( )
Uma notícia inesperada.
( )
Encontro de dois velhos amigos.
( )
Um convite especial.
( )
Escuta alguém falar mal de outro.
( )
A energia elétrica é interrompida.



8.
Como ela/ele se comporta diante deste fato?
( )
Fica muito nervoso e foge.
( )
Procura ajuda de outros.
( )
Feliz e oferece um café.
( )
Fica chateado e disfarça.
( )
Fica bravo e mostra-se muito grosseiro.
( )
Alegre mas sente medo.
( )
Desesperado e começa a chorar.
( )
Motivado a seguir a diante.
( )
Fica muito surpreso.
( )
Apavorado.



9.
Como termina esta história?
( )
E foram felizes para sempre.
( )
O problema é resolvido.
( )
Tornaram-se amigos.
( )
Cada um ficou com uma parte.
( )
Retornou ao seu local de origem.
( )
O bem venceu o mal.
( )
Encontrarem um valioso tesouro.
( )
Resolveram montar um negócio próprio.
( )
Não falaram mais sobre o assunto.
( )
Nunca mais voltou naquele lugar.


Observações importantes:

- Fazer um cartaz com o Guia e colocar em local bem visível na sala de aula ou entregar uma cópia a cada aluno;

- Ler todo o Guia juntamente com a turma;

- Mostrar um texto produzido com o Guia e realizar uma produção coletiva na turma para que os alunos participem do processo de criação;

- Incentivar a criatividade e mostrar que existem inúmeras outras possibilidades para cada item deste Guia;

- A ordenação dos itens do Guia é apenas uma sugestão. Podemos iniciar o texto partindo de qualquer item...

- Quanto mais usamos a criatividade mais ela produz! Cada idéia que temos é como uma mudinha plantada num jardim, se cuidada, ela cresce e dá origem a outras mudas!


Nenhum comentário: