( ) Um objeto
( ) Uma bruxa
( ) Um príncipe
( ) Uma menina
( ) Um extraterrestre
( ) Uma velha
( ) Um anjo
( ) Uma professora
( ) Um jogador
( ) Animais da floresta
( ) Materiais escolares
( ) Uma família pobre
( ) Um jogador da 2ª divisão
( ) Um cantor de “Funk”
( ) Alunos de uma escola modelo
( ) Criança abandonada
( ) Um mendigo
( ) Um cachorro
( ) Turma de amigos
3. Em que lugar acontece esta história?
( ) Floresta
( ) Reino distante
( ) Escola
( ) Bairro simples
( ) Campo de futebol
( ) Um clube
( ) Uma rua
( ) Planeta próximo
( ) Praça
( ) Dentro do ônibus
( ) Bondosa/o e sincera/o.
( ) Forte e simpática/o.
( ) Desonesta/o e mentirosa/o.
( ) Fria/o e calculista.
( ) Humilde e justa/o.
( ) Forte e caridosa/o.
( ) Grosseira/o e injusta/o.
( ) Gentil e compreensiva/o.
( ) Simples e carismática/o.
( ) Esperta/o e simpática/o.
5. Quais são suas características físicas?
( ) Magra/o, elegante e ruiva/o.
( ) Alta/o, morena/o e bem vestida/o.
( ) Gorda/o, negra/o e alta/o.
( ) Magra/o, mal vestida/o e loira/o.
( ) Baixa/o, branca/o e careca.
( ) Negra/o e elegante.
( ) Morena/o com cabelos compridos e encaracolados.
( ) Grande, azul e triangular.
( ) Pequeno, de cabelos crespos e loiros.
( ) Duas antenas, um olho e o corpo coberto de escamas.
( ) Eles se encontram, na rua, por acaso.
( ) Encontram-se numa reunião de defensores da natureza.
( ) Já são antigos conhecidos.
( ) Estava andando de bicicleta...
( ) Durante a aula de Artes...
( ) Quando estava indo para o trabalho...
( ) Depois do segundo gol...
( ) Enquanto escovava os dentes, diante do espelho...
( ) Numa fria noite de julho...
( ) Estava distraído quando de repente ouvi um...
7. Qual o acontecimento principal?
( ) Alguém que chega de surpresa.
( ) Alguém é derrubado...
( ) Um segredo é revelado.
( ) Um “milagre” acontece.
( ) Alguém se perde durante uma...
( ) Uma notícia inesperada.
( ) Encontro de dois velhos amigos.
( ) Um convite especial.
( ) Escuta alguém falar mal de outro.
( ) A energia elétrica é interrompida.
( ) Fica muito nervoso e foge.
( ) Procura ajuda de outros.
( ) Feliz e oferece um café.
( ) Fica chateado e disfarça.
( ) Fica bravo e mostra-se muito grosseiro.
( ) Alegre mas sente medo.
( ) Desesperado e começa a chorar.
( ) Motivado a seguir a diante.
( ) Fica muito surpreso.
( ) Apavorado.
( ) E foram felizes para sempre.
( ) O problema é resolvido.
( ) Tornaram-se amigos.
( ) Cada um ficou com uma parte.
( ) Retornou ao seu local de origem.
( ) O bem venceu o mal.
( ) Encontrarem um valioso tesouro.
( ) Resolveram montar um negócio próprio.
( ) Não falaram mais sobre o assunto.
( ) Nunca mais voltou naquele lugar.
Observações importantes:
- Fazer um cartaz com o Guia e colocar em local bem visível na sala de aula ou entregar uma cópia a cada aluno;
- Ler todo o Guia juntamente com a turma;
- Mostrar um texto produzido com o Guia e realizar uma produção coletiva na turma para que os alunos participem do processo de criação;
- Incentivar a criatividade e mostrar que existem inúmeras outras possibilidades para cada item deste Guia;
- A ordenação dos itens do Guia é apenas uma sugestão. Podemos iniciar o texto partindo de qualquer item...
- Quanto mais usamos a criatividade mais ela produz! Cada idéia que temos é como uma mudinha plantada num jardim, se cuidada, ela cresce e dá origem a outras mudas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário