O ERRO
É fundamental;
Não errar é que é problema;
Aponta questões para se analisar;
Sem o erro não há descobertas;
Deve ser compartilhado;
Ditados para fazer sentido devem ser corrigidos em duplas na sala de aula;
A ESCRITA
Leva a outro estágio do pensamento;
Faz analisar os pensamentos e a trilhar novos caminhos;
Temos que dar significado ao uso social da escrita;
Exemplificar o uso dos diversos tipos de textos;
O aluno precisa escrever todos os dias, para adquirir a técnica de escrever;
A reescrita (de histórias, contos, fábulas, etc.) facilita a produção textual;
Confeccionar livros da turma: de charadas, de poesia, de histórias, etc.;
Trabalhar com BIOGRAFIAS ou AUTOBIOGRAFIAS dos alunos;
Fazer um “banco de palavras” para usá-las nas atividades de produção de textos.
A LEITURA
Ler é fundamental;
Possibilitar os seus alunos o contato com variados tipos de textos;
O aluno precisa ler todo dia para aprender a ler;
Valorizar a diversidade textual;
A leitura deve se tornar uma rotina nas nossas aulas;
Treinar a leitura, em casa, para ser lida em sala de aula, em outra sala ou em algumas apresentações;
Trabalhar a recontagem de histórias;
OBS:
Em qualquer atividade diferente que for realizar em aula sempre checar o conhecimento prévio dos alunos;
Durante a sua aula, ter o seu objetivo bem definido e manter o foco.
Deixar bem claro, para os alunos, o objetivo da atividade que irá ser realizada;
Dar “condições” de o aluno trabalhar, oferecendo material de acordo com as atividades;
Ler diariamente para os alunos, qualquer tipo de texto;
Trabalhos em grupos, trios ou duplas devem ser uma constante em sala de aula;
Os alunos sabem COPIAR porque COPIAM todos os dias;
Atividades de copiar podem e devem ser feitas em casa;
OBS:2
Evitar passar “pesquisas” só com tema de datas comemorativas. Enriquecer com uma pergunta, um desafio, uma curiosidade, etc.
A professora deve ter em mente que tem muita força junto aos alunos, pais e comunidade;
A professora tem autoridade! E deve impor limites;
Os “castigos” impostos devem e tem que ser coerentes;
Haicai;
Nenhum comentário:
Postar um comentário