Trabalhando com cantigas de roda
Aqui estão algumas sugestões de atividades envolvendo cantigas. Você pode seguir este roteiro, aproveitar só algumas partes ou criar um novo roteiro, dependendo das circunstâncias e do interesse dos alunos (não insista em atividades nas quais os alunos não se envolvam):
- Lembrar cantigas de roda, as brincadeiras e passos que as acompanham, comparar as diferentes versões, cantar etc.
- Listar o nome das cantigas que todos conhecem.
- Escolher uma para registrar a letra no quadro de giz ou numa folha grande de papel.
- Com o texto escrito, identificar palavras, observar as que se repetem, marcar as que terminam ou que começam com a mesma letra ou grupo de letras (sílabas), contar o número de letras de uma determinada palavra, ver as palavras maiores e as menores, destacar uma palavra e buscar outras com som inicial, medial ou final semelhante (escrever estas palavras no quadro, organizando-as numa lista e pedir aos alunos para marcarem o que se repete para relacionarem o som com a grafia).
- Reproduzir a letra de cantigas para os alunos fazerem atividades semelhantes individualmente.
- Reproduzir a letra de uma cantiga, deixando lacunas para os alunos preencherem com as palavras que estiverem faltando.
- Escrever cada verso de uma cantiga numa tira de papel, entregá-los aos alunos, misturados, para eles recomporem a cantiga, colocando os versos na ordem certa.
- Organizar um livro de cantigas ilustrado pelos alunos, com um espaço descrevendo como se brinca.
- Propor um encontro dos pais/responsáveis com as crianças para que eles ensinem a elas outras cantigas e brincadeiras (ou talvez elas ensinem a eles).
- Com a mesma melodia, criar uma nova letra para a cantiga.
- Transformar uma cantiga num texto narrativo.
- Ilustrar uma cantiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário