21 junho 2007

Trabalhando com Cantiga 2

Peixe Vivo

Como pode um peixe vivo

Viver fora d’água fria.

Como pode um peixe vivo

Viver fora d’água fria.


Como poderei viver?

Como poderei viver?

Sem a tua, sem a tua,

Sem a tua companhia?


1- Apresentação:

O texto deve ser primeiramente apresentado a turma através de brincadeira cantada, e depois na sua forma escrita no quadro, numa folha mimeografada ou em um cartaz, que deve ser fixado na sala para visualização, antes da realização das atividades a seguir.


2- Reconhecimento e identificação de letras: encontrar no texto palavras que comecem com A, com B, etc. Mostrar, apontar, circular, pintar esta letra.

- Letras dos nomes dos alunos;

- Do nome da professora;

- Da palavra de trabalho, etc.


3- Atividades com a palavra de trabalho: escolher uma palavra relacionada com o contexto atual, ou pedir que os alunos escolham uma palavra da cantiga que mais gostaram.

Exemplo: PEIXE

  • Explorar ao máximo o significado da palavra: Quem gosta de peixe? Já comeu frito? Cozido? Assado? Quem já viu um peixe vivo? Que tipos de peixes você conhece? Falar do filme: “Procurando Nemo”. Que outros animais vivem na água? Etc.
  • Com que letra começa? Quantas letras tem? Quem, na sala tem nomes iniciados com P, com E, com I e com X?
  • Tem outras palavras, no texto que também comecem com P? Quem pode mostrar? Vamos pintá-las? O que está escrito? Quem consegue lê? Vamos cantar novamente, apontando as palavras para descobrirmos o que está escrito?
4- Quantidade de letras nas palavras:
-
Quantas letras tem a palavra PEIXE?
-
Que outras palavras têm cinco letras?
-
Vamos completar o quadro com as palavras, do texto, com mais e menos letras.

menos letras

5 letras

mais letras


PEIXE











- Contar antes, no cartaz da parede, em algumas palavras, as quantidades de letras.

5- Atividades para sistematização:

1- Complete as frases:

Como pode um _______ vivo, viver ________ d’água fria.

Como ______ um peixe _______, viver fora d’água ______.

2- Desenhe:

1) Peixe no rio.

2) Peixe no mar.

3) Peixe no aquário.

4) Peixe fora d’água.




3- Vamos fazer uma lista das canções que falam de PEIXE.

4- Vamos falar na língua do P?


6- Encerramento:

  • Cantar a cantiga, brincar de roda;
  • Confeccionar diversificados peixinhos com dobraduras e montar um painel em forma de aquário e os alunos deverão escrever seus nomes nos peixinhos e enfeitar o aquário.

Nenhum comentário: