Peixe Vivo
Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria.
Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria.
Como poderei viver?
Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia?
1- Apresentação:
O texto deve ser primeiramente apresentado a turma através de brincadeira cantada, e depois na sua forma escrita no quadro, numa folha mimeografada ou em um cartaz, que deve ser fixado na sala para visualização, antes da realização das atividades a seguir.
2- Reconhecimento e identificação de letras: encontrar no texto palavras que comecem com A, com B, etc. Mostrar, apontar, circular, pintar esta letra.
- Letras dos nomes dos alunos;
- Do nome da professora;
- Da palavra de trabalho, etc.
3- Atividades com a palavra de trabalho: escolher uma palavra relacionada com o contexto atual, ou pedir que os alunos escolham uma palavra da cantiga que mais gostaram.
Exemplo: PEIXE
- Explorar ao máximo o significado da palavra: Quem gosta de peixe? Já comeu frito? Cozido? Assado? Quem já viu um peixe vivo? Que tipos de peixes você conhece? Falar do filme: “Procurando Nemo”. Que outros animais vivem na água? Etc.
- Com que letra começa? Quantas letras tem? Quem, na sala tem nomes iniciados com P, com E, com I e com X?
- Tem outras palavras, no texto que também comecem com P? Quem pode mostrar? Vamos pintá-las? O que está escrito? Quem consegue lê? Vamos cantar novamente, apontando as palavras para descobrirmos o que está escrito?
- Quantas letras tem a palavra PEIXE?
- Que outras palavras têm cinco letras?
- Vamos completar o quadro com as palavras, do texto, com mais e menos letras.
menos letras | 5 letras | mais letras |
| PEIXE | |
| | |
| | |
| | |
| | |
| |
- Contar antes, no cartaz da parede, em algumas palavras, as quantidades de letras.
5- Atividades para sistematização:
1- Complete as frases:
Como pode um _______ vivo, viver ________ d’água fria.
Como ______ um peixe _______, viver fora d’água ______.
2- Desenhe:
1) Peixe no rio.
2) Peixe no mar.
3) Peixe no aquário.
4) Peixe fora d’água.
6- Encerramento:
- Cantar a cantiga, brincar de roda;
- Confeccionar diversificados peixinhos com dobraduras e montar um painel em forma de aquário e os alunos deverão escrever seus nomes nos peixinhos e enfeitar o aquário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário