O valor indiscutível da Diversidade Textual na formação do Leitor!
Lemos de formas diferentes o rótulo de um produto, a bula do remédio, uma poesia ou as notícias do jornal. O tipo de leitura que fazemos depende do nosso interesse na informação e do objetivo pretendido diante do portador de texto que temos nas mãos.
Reconhecemos o Leitor (assim mesmo com L maiúsculo) quando diante de um texto, antes mesmo de ler, consegue imaginar o assunto. Apenas pela estrutura do texto (título, lista de ingredientes, relato de como fazer) identifica que se trata de uma receita culinária. A partir da manchete do jornal, pode identificar o assunto da matéria jornalística. Durante a leitura, tenta adivinhar o que virá em seguida, faz comentários, criticas ou procura compreender o que está nas entrelinhas do texto. Na tentativa de atribuir sentido, durante a leitura vai confirmando ou não o que imaginou.
Com esse conhecimento ganhamos tempo e autonomia, mas só o conseguimos com a utilização, o contato direto de diversos tipos de textos.
E é este contato significativo com a diversidade textual que devemos tornar prioridade em nossas salas de aula!
Mas também não basta só o contato com os textos, é importante incentivá-los na busca dos significados das palavras e dos textos, ajudá-los na compreensão dos textos, ler para eles e com eles, dá exemplos do dia-a-dia, fazer conexões com a realidade vividas por eles, trazer informações de autores e temas, etc.
Assim... com muito trabalho (Ufa!!) e paixão por ensinar, que formaremos Leitores de verdade! Mesmo com a promoção automática e outras reformas do governo na educação incentivando nossos alunos a não estudarem. [:(]
Lemos de formas diferentes o rótulo de um produto, a bula do remédio, uma poesia ou as notícias do jornal. O tipo de leitura que fazemos depende do nosso interesse na informação e do objetivo pretendido diante do portador de texto que temos nas mãos.
Reconhecemos o Leitor (assim mesmo com L maiúsculo) quando diante de um texto, antes mesmo de ler, consegue imaginar o assunto. Apenas pela estrutura do texto (título, lista de ingredientes, relato de como fazer) identifica que se trata de uma receita culinária. A partir da manchete do jornal, pode identificar o assunto da matéria jornalística. Durante a leitura, tenta adivinhar o que virá em seguida, faz comentários, criticas ou procura compreender o que está nas entrelinhas do texto. Na tentativa de atribuir sentido, durante a leitura vai confirmando ou não o que imaginou.
Com esse conhecimento ganhamos tempo e autonomia, mas só o conseguimos com a utilização, o contato direto de diversos tipos de textos.
E é este contato significativo com a diversidade textual que devemos tornar prioridade em nossas salas de aula!
Mas também não basta só o contato com os textos, é importante incentivá-los na busca dos significados das palavras e dos textos, ajudá-los na compreensão dos textos, ler para eles e com eles, dá exemplos do dia-a-dia, fazer conexões com a realidade vividas por eles, trazer informações de autores e temas, etc.
Assim... com muito trabalho (Ufa!!) e paixão por ensinar, que formaremos Leitores de verdade! Mesmo com a promoção automática e outras reformas do governo na educação incentivando nossos alunos a não estudarem. [:(]
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