06 maio 2007

Dia das mães

História do dia das Mães

Dizem alguns estudiosos que, desde muitos anos, na Grécia antiga, já acontecia uma celebração que homenageava as mães: era a festa de Réia (Rhea). Para os gregos antigos, que acreditavam na existência de vários deuses, Réia era a mãe de todos eles.

Muitos anos depois, na Inglaterra, havia uma festa chamada "Domingo da Maternidade". Nesse dia, os jovens que trabalhavam e moravam na casa dos patrões, longe da família, podiam ir visitar suas mães.

Quando a religião cristã cresceu na Europa, a data começou a homenagear a "Mãe Igreja", que representava a religião, que dava vida e proteção às pessoas. Depois, as duas comemorações foram reunidas e, nessa data, era dia de honrar as mães e a Igreja.

Em 1872, Julia Ward Howe foi a primeira pessoa a sugerir, em 1872, a criação de um Dia das Mães dedicado à paz nos Estados Unidos. Ela organizou em Boston, durante muitos anos, o encontro do Dia das Mães.

O Dia das Mães como o que temos hoje foi idéia da professora americana Anna M. Javis. Ela quis dedicar um dia do ano às mães.

Após três anos da morte de sua mãe, no segundo domingo do mês de maio de 1907, Anna e os amigos da família se reuniram em sua casa para uma homenagem póstuma.

Foi nessa ocasião que ela sugeriu que se estendesse a homenagem a todas as mães, vivas ou mortas.

A primeira celebração oficial do Dia das Mães foi instituída pelo governador da West Virginia (EUA) em 1910. Já em 1911, praticamente todos os estados norte-americanos celebravam o Dia das Mães e outros países também já o comemoravam, como México, Canadá, China, Japão, alguns países da América do Sul e da África. A Associação Internacional do Dia Internacional da Mãe foi fundada em 12 de dezembro de 1912, com o objetivo de incentivar as homenagens às mães.

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson instituiu que o Dia Nacional das Mães seria celebrado no segundo domingo de maio.

A comemoração do Dia das Mães no Brasil foi introduzida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, que prestou homenagem às mães no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente do país, Getúlio Vargas, assinou um decreto instituindo o segundo domingo de maio como o Dia das Mães, assim como aconteceu em muitos outros países.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger