09 setembro 2007

Dia da Árvore

Os Estados Unidos o Dia da Árvore é 22 de abril. A data coincide com o aniversário de J. Morton, um morador de Nebrasca que incentivou a plantação de árvores naquele Estado. O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos EUA e escolheu o dia 21 de setembro para celebrar a árvore. A explicação por adotar esta data, tomada há 30 anos é que os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores à época das chuvas ou quando se preparava a terra para semear. A data que marca a entrada da primavera.

Curiosidade: por razões climáticas, o Norte e Nordeste do Brasil cultuam a árvore na última semana de março, no período referente ao início das chuvas naquela região, e não como acontece no resto do País.

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem gás carbônico da queima de combustíveis. Isso significa mais oxigênio para nós, humanos.

As plantas também são verdadeiras barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram poeira e fuligem. Mantêm firme o solo, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. Alem dos deliciosos frutos que nos fornecem.

21 de setembro – Dia da Árvore

Nenhum comentário:

Powered By Blogger