28 agosto 2007

Curiosidades sobre o GATO

O gato é um animal simpático, enigmático e fofinho, que conquistou a nossa simpatia. Atualmente, existem mais de 30 raças de gatos com diferentes tamanhos, formas e cores; com pêlo comprido ou curto; com ou sem cauda; mais ou menos brincalhões, etc.

Todos os gatos, inclusivamente os domésticos, são rápidos e bons caçadores. São animais carnívoros que caçam pequenos animais como ratos e toupeiras, peixes, rãs, lagartos, cobras e alguns pássaros, como pardais e melros. Utilizam a sua visão e audição apuradas para caçar as suas presas, de dia e de noite.

Apesar de o gato ser um animal muito independente e solitário, eles conseguem comunicar com outros gatos e com o seu dono através do movimento da cauda, orelhas, cabeça e olhos. O miar e ronronar do gato servem também para comunicar. O gato mia de maneira diferente quando, por exemplo, quer comer, passear ou quando está brincando. Você já ouviu algum gato a ronronar? Quando os gatos se sentem contentes, calmos ou descansados produzem um ruído especial - o ronrom.

Do mesmo modo que nos usamos diferentes expressões faciais quando estamos aborrecidos, alegre ou pensativo, os gatos também têm as suas 'expressões'! Por exemplo, um gato contente põe as orelhas retas, os bigodes para os lados e os olhos quase fechados.

Como já observamos, os gatinhos são muitos brincalhões! Sobem nas cortinas, escondem-se no jardim, correm atrás das borboletas, etc. Eles brincam porque é divertido, mas também porque é assim que eles crescem saudáveis e se preparam para a vida adulta.

Já deves ter ouvido dizer que o gato possui sete vidas. Mas isso não é totalmente verdade! Um gato vive, em média, 12 a 15 anos. O fato de o gato nem sempre se machucar ao cair de grandes alturas deve-se à capacidade que ele tem de se conseguir virar no ar e chegar no chão nas quatro patas. Este exemplo, e muitos outros, mostram a grande agilidade deste felino.

Não terminamos sem te lembrar que os gatos não são brinquedos com os quais podes brincar sempre que te apetece. Pelo contrário, são animais que devem ser tratados com muito respeito e carinho!

Nenhum comentário: