A leitura deve ser incentivada desde cedo. Tanto na escola como em casa.
Segue algumas sugestões de atividades de leitura em sala de aula.
- Leitura compartilhada
É muito importante ler em voz alta para os alunos, para habituá-los a ouvir a linguagem escrita. A criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, compartilhando com ele do ato de ler. Ouvir um texto já é uma forma de leitura.
O aluno deve ouvir uma história todos os dias, desde o primeiro dia de aula, até que o hábito de ler esteja efetivado, por volta do final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A leitura compartilhada de histórias é uma rica fonte de aprendizagem de novas palavras, por isso o professor deve considerar a qualidade dos textos a serem apresentados em classe.
- Leitura livre
Organizar momentos de leitura livre, nos quais as crianças possam escolher o livro ou a revista em quadrinhos que querem ler. O professor também deve escolher algo para ler. Para as crianças, é fundamental ter o professor como um bom modelo de leitor. O professor que lê histórias, que tem boa relação com a leitura, que gosta verdadeiramente de ler, tem um papel importantíssimo na formação do hábito de ler em seus alunos.
- História com interferência
Muitas vezes, a leitura do professor tem a participação dos alunos, repetindo alguns elementos da história, facilmente memorizados por todos: um estribilho, um diálogo, alguma frase ou algum som onomatopaico que, a um momento previamente combinado, interferem na narração da história, enriquecendo-a consideravelmente. Trabalha, ainda, a atenção auditiva e a capacidade de concentração da criança.
- Recontar histórias
É uma atividade riquíssima e auxilia a criança na apropriação do idioma no padrão culto. O professor lê a história, as crianças a escutam, observam as gravuras e são preparadas para recontar a história. Necessita-se, para esse trabalho, de pouca mediação do professor; basta reconstituir o texto original, podendo também contar com a colaboração dos colegas. É uma atividade que os alunos podem realizar em pequenos grupos, em duplas ou mesmo individualmente, utilizando fantoches ou não.
- Práticas ou treinos de leitura
A prática ou o treino de leitura, diariamente, é de grande importância para as crianças, não sendo necessárias atividades escritas subseqüentes. Essas atividades devem acontecer com sentido para os alunos. O professor seleciona e organiza um rol de textos interessantes, para que o aluno possa fazer suas escolhas. No treino, a criança prepara uma pequena leitura individualmente — pode ser feita em casa. No dia seguinte, na classe, os alunos, organizados em duplas, “trocam leituras”, cada um lendo seu texto para o colega. O professor pode sortear duas ou três crianças, dentre as interessadas, para fazer a sua leitura à frente da classe.
fonte: www.construirnoticias.com.br
Vamos incentivar a leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário