27 janeiro 2009

Como ler bem

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).

Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.
Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.
Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.

Dica do site da Tilibra.


Vamos incentivar a leitura!

5 comentários:

JandiraS.Santos disse...

Oi anjinho !
Vim dar os parabéns pelo destaque no Magia Gifs e
ofereço meu award e mimos que se encontram na salinha para vc.
Olhe no menu . Beijinhos e um lindo final de semana ...

JandiraS.Santos disse...

Meu blog é http://jandass1959.blogspot.com

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Oie!! Tem selinho de presente para você em meu blog!!! Passa lá!


Beijos!

betty mello disse...

Muito legais as suas dicas, parabéns ! Este seu cantinho é mesmo especial. Bjs, Betty

Anônimo disse...

Um gloriso Domingo! Que Deus lhe de muita saúde e amor.Visite Fonte de Amor link no award postado no blog ,beijos das Unidas ,Evanir,Lucilene e Neinha

Powered By Blogger