26 abril 2008

Aproveite melhor o Google

Esse post faz parte do Movimento Blog Voluntário.

O mais conhecido buscador da internet tem segredinhos que facilitam muito a sua pesquisa

Se você quer tirar proveito do maior buscador da internet, o Google, siga algumas dicas infalíveis:

1. Para resultados na língua-mãe, digite o que quer no campo de pesquisa e clique em
Páginas em português. Se quiser só sites nacionais, opte por Páginas do Brasil.

2. Se já sabe o site que procura mas não lembra o endereço, digite a palavra-chave e aperte Estou com sorte. Ao escrever Viva! Mais, por exemplo, o Google vai abrir
a página da sua revista automaticamente.

3. O asterisco (*) é um curinga. Quando procurar qualquer informação sobre a qual tem dúvida - como um ditado popular ou o nome completo de artistas -, basta usar o sinal no lugar da dúvida. Tente: digite "água mole em * tanto bate que até *" e surgirão vários sites que trazem a expressão completa.

4. Também é possível traduzir textos. Clique em Ferramentas de idiomas (na página principal) e inclua o trecho que quer converter. É possível ainda traduzir a página
inteira - mas só do inglês para o português.

5. Em Pesquisa avançada, detalhe o que procura, digitando palavras ou expressões exatas. Essa ferramenta também permite restringir idioma, data e posicionamento da palavra na página. As mesmas regras valem para imagens.

6. Para excluir resultados, inclua o sinal de subtração (-) antes da palavra. Assim, caso queira saber sobre dieta sem qualquer referência à carne digite: "dieta -carne". Você pode inserir mais de uma restrição.

7. Google também calcula! Basta digitar a conta que quer efetuar, adotando os sinais: - (subtração), + (soma), x (multiplicação) e / (divisão). Tente: após digitar 2000-1000 e apertar a tecla enter, o resultado será o primeiro tópico a aparecer na página seguinte.

8. As aspas ("") são imprescindíveis para encontrar um termo exato. Digite uma ou mais expressões amparadas pelo sinal. Só aparecerão os resultados que você procura.

9. Prático é escrever define: antes de um termo se você quer encontrar seu significado. Na verdade, é como um dicionário, mas tem o defeito de não contar com muitas palavras catalogadas ainda.

10. Se quiser pesquisar em blogs do mundo inteiro, clique em Mais e, depois, em Pesquisa de blogs. Depois, é só digitar o que quer encontrar. O mesmo vale para livros ao optar por Pesquisa de livros. O buscador vai apontar títulos que abordam o tema de interesse e até exibir o conteúdo da publicação, caso ela seja de domínio público.

Autor: Glau Gasparetto - glau.gasparetto@abril.com.br

Nenhum comentário:

Powered By Blogger