27 janeiro 2009

Como ler bem

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).

Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.
Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.
Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.

Dica do site da Tilibra.


Vamos incentivar a leitura!

Desenhos para colorir

É verão!
Vamos cuidar da saúde.



Vamos incentivar a leitura!

26 janeiro 2009

DESTAQUE!


"Se seu blog é destaque da semana no Magia Gif's, parabéns! Continue sempre cuidando com carinho do seu blog, e não se esqueça de sempre mantê-lo atualizado! "

Estou feliz!!
Obrigada!!!!!



Vamos incentivar a leitura!

Correção conforme a Reforma Ortográfica

Este site faz correções conforme o nova Reforma Ortográfica.
Você digita sua frase e o sistema troca as palavras para a ortografia correta. Caso ele não consiga — certamente por haver alguma ressalva — ele mostrará uma dica para você se guiar nos seus textos.
Excelente!!






Vamos incentivar a leitura!

25 janeiro 2009

Animadas



Encontrei as fontes animadas no site da Tia Mônica.
Elas são muito animadinhas né?!!!

Turma da Mônica e o ECA


O Estatuto da Criança e do Adolescente

Maurício não podia deixar a turminha fora dessa!

24 janeiro 2009

Prêmio Dardos

Recebi este prêmio da amiga Márcia - educafeliz.

Com o PREMIO DARDOS se reconhece os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais etc., que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Esse selo foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

O Premiado deve, por favor, seguir essas instruções:
1) Deve exibir a imagem do selo em seu blog;
2) Deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
3) Escolher outros 10 blogs a quem entregar o PRÊMIO DARDOS
4) Avisar os escolhidos. Assim conforme o regulamento do prêmio e julgando méritos e realizações, indico abaixo mais 10 blogs merecedores de tal distinção como difusores e incentivadores culturais:

Por enquanto só vou indicar seis amigas:

  1. Paulinha- http://cantinhodaanatrindade.blogspot.com
  2. Déborah- http://aprendizagememacao.blogspot.com
  3. Aninha- http://letrinhasecompanhia.blogspot.com
  4. Ana Paula- http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com
  5. Luzimara- http://prazerdeensinar2.blogspot.com
  6. Dani- http://artesdidani.blogspot.com
  7. Greice- http://cantinhoalternativo.blogspot.com
  8. Lucimar- http://tialucimar.blogspot.com
  9. Ivanise- http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com
  10. Priscila- http://alfabetizacaoecia.blogspot.com

Todos esses blogs têm idéias, dicas e sugestões maravilhosas que, com certeza contribuem para uma Educação de Qualidade!



23 janeiro 2009

Tirinhas 3

  1. Observe a tirinha abaixo e responda:

a. Porque o Cebolinha está correndo?

b. Como sabemos que ele está correndo?

c. Quem jogou o coelhinho?

d. O que significa esses símbolos?

  • O que acontecerá com o Cebolinha no final?
  • Escreva ou desenhe o próximo quadrinho.



19 janeiro 2009

Identidade (continuação)

3- Veja alguns personagens da Turma da Mônica. Pinte as vogais de verde e as consoantes de azul de seus nomes.

© Mônica

© Cebolinha

© Chico Bento

© Magali

© Cascão

© Bidu


4- Observe os nomes abaixo e complete-os com as letras que estão faltando:

5-
Como já sabemos, o Cebolinha é um menino levado que apronta o tempo todo com a Mônica e ela por sua vez é brigona e mandona. Complete o quadro abaixo com as características de cada personagens:


6- Escreva duas características suas.


7-
Faça seu auto-retrato.

Identidade

Tema: – “Eu e minha turma”

1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivo geral: Perceber-se como pessoa em seu grupo, seja na turma, na escola, em casa e na sociedade.

Objetivos específicos:

  1. Identificar seu nome e os nomes dos colegas.
  2. Reconhecer os personagens pelo seu nome e/ou características.
  3. Reconhecer vogais e consoantes nas palavras.
  4. Iniciar a compreensão de leitura de imagens.
  5. Relacionar pelo menos duas características suas.
  6. Fazer seu auto-retrato.

Atividades precedentes:

1. Trabalhar com os nomes dos alunos da classe.

2. Apresentar a Turma da Mônica, mostrando as figuras, nomes e características.

3. Praticar a leitura dos perfis dos personagens.

Aula 1:

  1. Trabalhar com os nomes dos alunos, utilizando fichas
  2. Circule os nomes que começam com a mesma letra que o seu.

    Mônica

    Cebolinha

    Magali

    Cascão

    Horácio


16 janeiro 2009

O Império Maurício em números

Mais de 200 personagens

12 títulos mensais, fora especiais

Histórias publicadas em mais de sete países

3 mil produtos licenciados em mais de 100 empresas

180 funcionários do estúdio

Um Parque Temático

Dez Pracinhas da Turma da Mônica (áreas temáticas rotativas montadas em shoppings)

Um Instituto Cultural

Sete desenhos animados em longa-metragens

Inúmeros desenhos curtos, veiculados no cinema, na Cartoon Network e na rede de TV Italiana RAI 2

Outras Turmas

Além de todos esses personagens, (já postados) ainda tem:

Turma do Chico Bento

· Chico Bento

· Giselda

· Hiro

· Nhô Lau

· Rosinha

· Torresmo

· Vó Dita

· Zé da Roça

· Zé Lelé


Turma do Horácio

· Horácio

· Brontossauro

· Lucinda

· Mamute Antão

· Napões

· Pterodáctilo Alfredo

· Simone

· Tecodonte


Turma do Penadinho

· Alminha

· Cranicola

· Dona Morte

· Frank

· Lobisomen

· Muminho

· Penadinho

· Pixuquinha

· Zé Finado

· Vampir

Turma do Piteco

· Bolota

· Ogra

· Piteco

· Tio Glunk

· Thuga

· Zum e Bum


Turma daTina

· Rolo

· Pipa

· Tina

· Vovoca


Turma do Papa-Capim

· Cafuné

· Jurema

· Papa-Capim


Turma da Mata

· Dona Corujoca

· Jotalhão

· Luís Caxeiro

· Raposão e Coelho Caolho

· Rei Leonino

· Rita Najura

· Tarugo


Turma do Astronauta

· Ritinha



São mais de 200 personagens!!!

Veja: O Império Maurício em números na próxima postagem.