30 abril 2008

Gincana do corpo Humano

Projeto: Gincana do Corpo Humano

Recurso: Blog





Justificativa

Atendendo as necessidades da turma do 6º ano que com muita freqüência o assunto relacionado ao corpo, as transformações ocorrida no período da puberdade e a sexualidade surge durante as aulas. As professoras de Informática, Português e Ciências criaram a Blogincana.

Esta atividade é uma brincadeira onde através do Blog os alunos iram pesquisar na Internet e resolver as questões (tarefas) propostas pelas professoras.

Objetivos

  • Reconhecer e perceber as mudanças ocorridas no próprio corpo no período da puberdade;

  • Informar, e desta forma diminuir a ansiedade relacionada à sexualidade.

  • Melhorar o nível de leitura da turma;

  • Desenvolver o habito da pesquisa e registro, através do Blog e da Gincana como recursos e como motivação.

  • Investir no trabalho em equipes;

  • Melhorar o envolvimento da turma, desenvolvendo a cooperação


Objetivos compartilhados com os alunos

  • Realizar as tarefas da gincana para construirmos uma Cartilha com Dicas para Adolescentes sobre:

    • Alimentação (obesidade, bulimia, anorexia, etc.);

    • Dicas para a pele (Acne);

    • Pais x adolescentes;

    • Curiosidades (para que serve os pêlos?);

    • “Netiqueta”;

    • Indicação de sites, livros, cinema, etc.

    • Entre outras.


Desenvolvimento

  1. Na primeira semana de trabalho conversaremos informalmente sobre os temas já surgidos em sala e outros trazido pela professora e pelos alunos:

  1. Compartilhar com a turma a idéia de criarmos uma Cartilha com dicas para os adolescentes. Dicas que serão trabalhadas através de pesquisas feitas por eles direcionadas pelas tarefas da gincana.

  1. A Gincana será realizada de maio a julho. A Cartilha pronta será utilizada como fonte de pesquisa para outros adolescentes da própria escola. E será exposta no Festival Literário;

  2. A primeira tarefa será postada dia 14 de maio. As postagens de tarefas serão feitas pela professora sempre às quartas-feiras;

  1. A última tarefa da gincana será postada dia 09 de julho de 2008;

  1. Os alunos poderão responder as tarefas postando de quinta-feira até a quarta-feira da semana seguinte, durante a aula de informática ou de casa.

  1. Às quintas-feiras faremos avaliação dos dados postados no blog e decidiremos o que deve ficar como conteúdo da nossa Cartilha. Retirar o que estiver repetido, o que não for relevante, etc.

  1. Este material terá:

    1. Dicas de Alimentação;

      1. Informes sobre obesidade, bulimia, anorexia, etc.

    2. Dicas para a pele (Acne);

    3. Dicas para melhorar o relacionamento entre Pais x adolescentes;

    4. Curiosidades:

      1. Para que serve os pêlos?

      2. Porque temos “cc”?

    5. “Netiqueta”;

    6. Indicação de sites, livros, cinema, etc.

    7. Entre outras.

  1. Dividir a turma em 5 grupos (cada grupo com 8 alunos);

  1. Repassar as regras da gincana:

    1. As tarefas serão postas no Blog semanalmente e os grupos terão uma semana para realizá-la;

    2. Qualquer membro do grupo poderá postar para cumprir as tarefas, identificando a cada postagem seu grupo;

    3. Todos os membros deverão postar pelo menos uma vez no blog.


Público Alvo

  • Alunos da turma 604 – 6º ano.


Produto Final

  • Cartilha impressa e encadernada com Dicas para Adolescentes que será organizado pela professora juntamente com seus alunos.


Obs: Em breve postarei as tarefas da gincana.


27 abril 2008

Glossário de Informática

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário.

  • Servidores são máquinas que controlam uma rede de computadores.

  • Os Notebooks não são Handhelds - Computadores de mão.

  • PC significa Personal Computer ou em português computador pessoal.

  • PC são dispositivos compactos, alimentados por Fonte

  • 1 (hum) Mb (Megabyte) equivale a 1024 Quilobytes

  • Podemos definir que hardware e softwares são respectivamente como a parte física e os programas que instruem a parte física.

  • Não é uma função dos softwares armazenar dados gravados pelo usuário e sim do dispositivo de armazenamento

  • Os principais elementos que compõe o funcionamento do computador são entrada, processamento e saída

  • A principal função dos Gabinetes dos Computadores é abrigar os componentes do computador (placa mãe, processador, memórias, etc.).

  • Em relação às placas e suas funções, é correto afirmar que a placa de vídeo é responsável por montar a imagem que o monitor de vídeo exibe ao usuário.

  • A placa de fax-modem é responsável por ligar a linha telefônica ao computador.

  • A placa de rede é responsável por conectar o computador à rede ou à internet.

  • A placa de som é responsável por gerenciar os sinais sonoros emitidos pelo computador por meio das caixas acústicas ou fones de ouvido.

  • Podemos definir memória cache como um tipo de memória de acesso rápido aos dados em processamento que armazena as informações freqüentemente usadas pelo processador.

  • A principal função do barramento de sistema é conectar o processador à memória principal.

  • Quando um computador trava muito, pode ser que seja necessário trocar as ventoinhas acopladas no processador porque a ventuinha elimina o calor que é produzido durante o funcionamento do processador.

  • Os primeiros módulos de memória RAM utilizados em computadores 386 e 486 foram os módulos SIMM.

  • As memórias internas essenciais ao funcionamento dos computadores. Memória RAM e memória ROM.

  • A principal função da memória RAM é armazenar os dados que estão sendo processados pelo computador.

  • Os dados da memória ROM quando desligamos o computador não são modificados.

  • Memórias do tipo EEPROM são memórias não voláteis.

  • O BIOS é conhecido como a primeira camada de software do computador, sendo responsável por "dar a partida no computador e sua principal função é informar ao computador o que fazer ao ser ligado.

  • Algumas das vantagens de utilizarmos os discos flexíveis em relação aos discos rígidos são a facilidade de locomoção dos discos flexíveis, além de ser uma mídia de baixo custo.

  • Quando comparamos um DVD com um CD-R podemos perceber que o tamanho (físico) de ambos é semelhante. Baseados nessa semelhança, a explicação para o fato de um DVD armazenar mais informação que um CD-R são porque os sulcos na mídia são bem menores e mais próximos uns dos outros.

  • Sabendo que todos os arquivos criados serão salvos em um disco rígido, a influencia que esse disco exerce sobre o desempenho de um computador é de grande influencia sobre todo processamento.

  • Sabemos que os computadores recebem as informações por meio de seus dispositivos de entrada. A principal função desses dispositivos é fornecer informações ao processador.

Alguns dispositivos de entrada são Joystick, scanner e mouse.

  • Também sabemos que o computador possui diversos dispositivos de saída e a principal função destes são enviar dados à memória RAM, antes de serem salvos no disco rígido.

Entre estes dispositivos estao o Monitor e impressora.

  • A diferença de drive para driver é que o drive é o dispositivo de hardware que acessa as mídias e driver é um software que traduz as instruções do hardware para o sistema operacional.

  • A tecnologia Plug and Play pode ajudar o computador a reconhecer e configurar automaticamente qualquer dispositivo de hardware instalado.

  • O papel do Painel de Controle para o Windows é configurar as opções de hardware e de softwares do Windows.

  • Para interligar todas as escolas de um estado em uma rede de computadores, a secretaria de educação desse estado, poderia implantar uma LAN em cada escola, interligando-as por meio de uma WAN que abranja todo o Estado.

  • Se tivermos um arquivo gravado no disco rígido do servidor do laboratório e precisarmos compartilhar esse arquivo com todos os computadores da sala, a maneira mais fácil de fazê-lo seria compartilhar o arquivo no servidor e, assim, permitir que todos os outros computadores, através da rede, tenham acesso a ele.

  • As vantagens de termos um laboratório de informática interligado em rede são compartilhar equipamentos com todos os usuários. Como por exemplo, uma mesma impressora para uma equipe de 20 pessoas, enviar arquivos de um computador a outro em segundos e compartilhar informações entre várias pessoas ao mesmo tempo

  • O ícone do Meu Computador é um atalho utilizado para acessar os arquivos armazenados no disco rígido de seu computador, bem como arquivos em disquetes e CD-ROMs.

  • As topologias em estrela e de barramento diferem em alguns aspectos, entre elas que uma rede em topologia em estrela pára de funcionar, se seu concentrador falhar e a topologia de barramento utiliza concentrador. Outra é que a topologia em estrela utiliza um concentrador, e não é necessário que todos os computadores estejam ligados para que a rede funcione.

  • No Microsoft Windows podemos acessar o menu Iniciar mesmo que este não esteja visível, para isso devemos usar as teclas de atalho Ctrl + Esc

  • Em relação ao sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirma que é um sistema operacional que oferece uma interface amigável, colorida e de fácil associação, permitindo o uso intuitivo de seus comandos, mesmo para usuários com pouca experiência.

  • Para se abrir o Painel de Controle, a seqüência correta de ações é: clicar no botão Iniciar, apontar para Configurações e clicar em Painel de Controle.

  • A opção na qual você pode alterar as configurações de seu computador, como por exemplo, instalação de programas, instalação de componentes de hardware e a personalização de sua área de trabalho é o Painel de controle.

  • Softwares considerados como sharewares são distribuídos pela Internet e possuem um período válido para seu uso pelo usuário.

  • As versões trial de alguns softwares não possuem todas as funcionalidades do software completo.

  • Softwares Adware são softwares gratuitos, que exibem propagandas, enquanto estão em funcionamento.

  • Os pré-requisitos para um software ser classificado como Software Livre são ter o código fonte disponível para qualquer pessoa utilizá-lo,o programa poderá ser utilizado com qualquer objetivo, é permitido o estudo da estrutura do software completo.

  • A melhor explicação para diferenciar utilitários e aplicativos, respectivamente seria que utilitários são softwares que desempenham funções de manutenção do computador e aplicativos softwares de uso geral.

  • Não é considerado pirataria de software baixar um software freeware da Internet e utilizá-lo por tempo indeterminado e utilizar a versão demo de um programa antes de ela expirar.

  • Para desinstalar um software se o mesmo não possui um programa próprio de desinstalação seria desinstalar o software utilizando a ferramenta Adicionar ou remover programas localizada no Painel de controle.

  • Vírus são programas maliciosos, que causam danos ao computador.

O uso de antivírus é muito importante para evitar e combater contaminações por vírus de computador.

  • O maior "meio de transporte" dos vírus atualmente é a Internet, inclusive por e-mail.

Uma das formas de evitar a contaminação de um computador por vírus, é não abrindo e-mails de origem desconhecidas.

  • Na topologia em estrela, quando um computador envia uma mensagem, ela é transmitida até o concentrador, que a retransmite até o computador de destino.

  • Na topologia de barramento a falha em qualquer nó (computador da rede) causa a parada total da rede

  • A topologia Híbrida consegue fazer a junção de redes que utilizam topologias diferentes, por exemplo, ela interconecta uma rede em Anel à uma rede em Estrela, formando assim, uma rede mista.

  • Internet é uma rede mundial que interconecta milhares de computadores.

Alguns itens relacionados à Internet são Navegador, endereço da página, Hipertexto, E-mail e links.

  • A função de um navegador (browser) seria a de visualizar páginas de hipertexto na Internet e facilitar a navegação na Internet.

26 abril 2008

Atividade com uso de Blog

Projeto: Gincana no Blog




Justificativa

Devido ao desinteresse demonstrado pela turma durante as atividades que envolvem a pesquisa e por conseqüência a leitura de modo geral, surgiu a idéia de unir a leitura e a informática, aula na qual estão sempre interessados. A forma encontrada foi a junção de um jogo com a pesquisa on-line assim teve origem a BLOGINCANA, onde os alunos estarão participando de um jogo e pesquisando sobre Gibis, que é suporte textual escolhido pelo grupo de professoras da escola para o 2º bimestre de 2008.


Objetivo Geral

  • Melhorar o nível de leitura da turma;

  • Desenvolver o habito da pesquisa e registro, através do Blog e da Gincana como recursos e como motivação.

  • Investir no trabalho em equipes;

  • Melhorar o envolvimento da turma, desenvolvendo a cooperação


Objetivos compartilhados com os alunos

  • Realizar as tarefas da gincana para construirmos um livro sobre GIBIS:

    • Com nomes de personagens;

    • Personagens brasileiros;

    • Nomes de autores;

    • Os primeiros gibis;

    • Curiosidades;

    • Tirinhas;

    • Histórias temáticas;

    • Etc.


Desenvolvimento

  1. Na primeira semana de maio estaremos trabalhando com os Gibis trazidos pela professora e pelos alunos:

    1. Conversa informal sobre os gibis que eles costumam ler, personagens mais populares, autores brasileiros, etc.

    2. Atividades variadas com personagens, seqüências de quadrinhos, o uso de balões de fala, de sussurro, de pensamento, etc.

  2. Compartilhar com a turma a idéia de elaborarmos um livro sobre gibis que será impresso e encadernado;

  3. A Gincana será realizada de maio a julho. O material pronto será exposto no nosso Festival Cultural que será no dia 19 de julho de 08.

  4. A primeira tarefa será postada dia 14 de maio. As postagens de tarefas serão feitas pela professora sempre às quartas-feiras;

  5. A última tarefa da gincana será postada dia 09 de julho de 2008;

  6. Os alunos poderão responder as tarefas postando de quinta-feira até a quarta-feira da semana seguinte, durante a aula de informática.

  7. Às quintas-feiras faremos avaliação dos dados postados no blog e decidiremos o que deve ficar como conteúdo do nosso livro. Retirar o que estiver repetido, o que não for relevante, etc.

  8. Este material terá:

    1. Nomes de personagens;

    2. Lista de personagens;

    3. Personagens brasileiros;

    4. Nomes de autores;

    5. Os primeiros gibis

    6. Curiosidades;

    7. Tirinhas temáticas, entre outros.

  9. Dividir a turma em 5 grupos (cada grupo com 8 alunos);

  10. Repassar as regras da gincana:

    1. As tarefas serão postas no Blog semanalmente e os grupos terão uma semana para realizá-la;

    2. Qualquer membro do grupo poderá postar para cumprir as tarefas, identificando a cada postagem seu grupo;

    3. Todos os membros deverão postar pelo menos uma vez no blog.


Público Alvo

  • Alunos da turma 503 – 5º ano.


Produto Final

  • Livro impresso e encadernado sobre GIBIS que será organizado pela professora juntamente com seus alunos.

Segurança na Internet

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário.


Hoje em dia este assunto é de extrema importância para pais e professores.

Não devemos nem podemos deixar este tema para outra hora, segurança dos nossos filhos e alunos na Net.

Da mesma forma que nos preocupamos com a segurança no mundo real o lado virtual é parte de nossas vidas é tem que tornar-se real como enriquecimento intelectual, como entretenimento, facilidades e comodidades em compras e operações comerciais, não como violências contra os nossos.

Para atentarmos sobre estes males pesquisei estas dicas na Net:

  1. Realize transações somente em sites de instituições que você considere confiáveis.

  2. Manter o bluetooth do seu aparelho desabilitado e somente habilite-o quando for necessário;

  3. Ficar atento às notícias, principalmente àquelas sobre segurança, veiculadas no site do fabricante do seu aparelho;

  4. Cuidados com dados pessoais em páginas Web, blogs e sites de redes de relacionamentos:

    • evitar disponibilizar seus dados pessoais ou de familiares e amigos (e-mail, telefone, endereço, data de aniversário, etc);

    • evitar disponibilizar dados sobre o seu computador ou sobre os softwares que utiliza;

    • evitar fornecer informações sobre o seu cotidiano (como, por exemplo, hora que saiu e voltou para casa, data de uma viagem programada, horário que foi ao caixa eletrônico, etc);

    • nunca fornecer informações sensíveis (como senhas e números de cartão de crédito), a menos que esteja sendo realizada uma transação (comercial ou financeira) e se tenha certeza da idoneidade da instituição que mantém o site.

  5. Crie senhas difíceis de serem descobertas;

  6. Use navegadores diferentes:

    • O Windows está presente na grande maioria dos computadores e, conseqüentemente, o Internet Explorer também. O problema é que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc) que exploram falhas desse navegador. Por isso, use navegadores como o Opera ou o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma freqüência muito menor neles.

  7. Cuidado com downloads:

    • O Windows está presente na grande maioria dos computadores e, conseqüentemente, o Internet Explorer também. O problema é que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vírus, etc) que exploram falhas desse navegador.

    • Por isso, use navegadores como o Opera ou o Firefox, pois embora estes também possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma freqüência muito menor neles.

  8. Atente-se ao usar MSN, Google Talk, AIM, ICQ, entre outros:

    • Alguns vírus já estão explorando sistemas de mensagens instantâneas, tais como MSN Messenger, AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, entre outros.

    • Essas pragas são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus ou para um programa-espião automaticamente numa conversa.

  9. Cuidado com e-mails falsos:

    • Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, delete!!;

  10. Evite sites de conteúdo duvidoso:

    • Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, hackers ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.

  11. Cuidado com anexos de e-mail:

    • Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, e-mail é a principal forma de disseminação de vírus. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece.

  12. Cuidado ao fazer cadastros:

    • Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada.

    • Por exemplo, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de ser um golpe são grandes.

    • Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAMs.

Janete Lima Cavalcante



Sites - muito bons - que utilizei para esta pesquisa:

http://cartilha.cert.br

http://www.infowester.com/dicaseguranca.php

Aproveite melhor o Google

Esse post faz parte do Movimento Blog Voluntário.

O mais conhecido buscador da internet tem segredinhos que facilitam muito a sua pesquisa

Se você quer tirar proveito do maior buscador da internet, o Google, siga algumas dicas infalíveis:

1. Para resultados na língua-mãe, digite o que quer no campo de pesquisa e clique em
Páginas em português. Se quiser só sites nacionais, opte por Páginas do Brasil.

2. Se já sabe o site que procura mas não lembra o endereço, digite a palavra-chave e aperte Estou com sorte. Ao escrever Viva! Mais, por exemplo, o Google vai abrir
a página da sua revista automaticamente.

3. O asterisco (*) é um curinga. Quando procurar qualquer informação sobre a qual tem dúvida - como um ditado popular ou o nome completo de artistas -, basta usar o sinal no lugar da dúvida. Tente: digite "água mole em * tanto bate que até *" e surgirão vários sites que trazem a expressão completa.

4. Também é possível traduzir textos. Clique em Ferramentas de idiomas (na página principal) e inclua o trecho que quer converter. É possível ainda traduzir a página
inteira - mas só do inglês para o português.

5. Em Pesquisa avançada, detalhe o que procura, digitando palavras ou expressões exatas. Essa ferramenta também permite restringir idioma, data e posicionamento da palavra na página. As mesmas regras valem para imagens.

6. Para excluir resultados, inclua o sinal de subtração (-) antes da palavra. Assim, caso queira saber sobre dieta sem qualquer referência à carne digite: "dieta -carne". Você pode inserir mais de uma restrição.

7. Google também calcula! Basta digitar a conta que quer efetuar, adotando os sinais: - (subtração), + (soma), x (multiplicação) e / (divisão). Tente: após digitar 2000-1000 e apertar a tecla enter, o resultado será o primeiro tópico a aparecer na página seguinte.

8. As aspas ("") são imprescindíveis para encontrar um termo exato. Digite uma ou mais expressões amparadas pelo sinal. Só aparecerão os resultados que você procura.

9. Prático é escrever define: antes de um termo se você quer encontrar seu significado. Na verdade, é como um dicionário, mas tem o defeito de não contar com muitas palavras catalogadas ainda.

10. Se quiser pesquisar em blogs do mundo inteiro, clique em Mais e, depois, em Pesquisa de blogs. Depois, é só digitar o que quer encontrar. O mesmo vale para livros ao optar por Pesquisa de livros. O buscador vai apontar títulos que abordam o tema de interesse e até exibir o conteúdo da publicação, caso ela seja de domínio público.

Autor: Glau Gasparetto - glau.gasparetto@abril.com.br

23 abril 2008

Decisão


Tome suas próprias decisões!!
O poder é seu!!

Movimento Blog Voluntário

Estou muito feliz por está participando de um movimento online!

É importantíssimo a inclusão digital além de auxiliar as pessoas que estão iniciando... quem já tem algum tempo na Net, como eu... aprende muito também!!!

Outro ponto interessante é que só agora estou tendo a coragem de divulgar e tentar manter contato com outros blogs...

Bom, estou aqui num novo desafio!!

Abraço forte a todos e todas.

13 abril 2008

O Cavalinho

Certa tarde o paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos.
Em determinado momento da caminhada, Helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando.
O pai respondeu que estava também muito fatigado, e diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole".
Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à Helena dizendo :
- Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha !
Ele irá ajudá-la a seguir em frente.
A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros.
Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar.
A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de Helena.
O pai sorriu e respondeu dizendo :
- Assim é a vida, minha filha.
As vezes a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar.
Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.
Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção... assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo.
E Sorria !!!... A mais completa perda de tempo de todos os dias é aquela na qual você não sorriu nem uma vez !

Autor desconhecido.

08 abril 2008

Superando Obstáculos

Lições da Natureza

Se um falcão for colocado em um cercado com um metro quadrado inteiramente aberto por cima, o pássaro, apesar de sua incrível habilidade de voar, será um prisioneiro. A razão é que um falcão sempre começa um vôo com uma pequena corrida em terra. Sem espaço para correr, nem mesmo tentará voar, permanecerá prisioneiro pelo resto da vida nessa cadeia sem teto.

O morcego, criatura notavelmente ágil no ar, não pode sair de um lugar nivelado. Se for colocado em um piso completamente plano, tudo que consegue fazer é andar de forma confusa, dolorosa, procurando alguma ligeira elevação de onde possa se jogar.

Um zangão, se cair em um pote aberto, ficará lá até morrer ou ser removido. Ele não vê a saída no alto, por isso, persiste em tentar sair através dos lados próximos ao fundo. Procurará uma maneira onde não existe nenhuma, até que se destrua completamente, de tento se atirar contra o fundo do vidro.

Há pessoas como o falcão, o morcego e o zangão: atiram-se obstinadamente contra os obstáculos, sem perceber que a saída está logo "acima."

Autor desconhecido

06 abril 2008

Combate a dengue

A dengue, é sempre bom lembrar, não escolhe vítima!

Nunca é demais se previnir!


Alguns cuidados para evitar a dengue:

  1. o uso de repelentes é fundamental;
  2. o uso de mosquiteiros sobre as camas;
  3. o uso de roupas mais fechadas;
  4. instalar telas em janelas e portas, pois sem contato com o mosquito a possibilidade de adquirir a doença é nula.

04 abril 2008

Provinha Brasil!



Está chegando a Provinha Brasil!