28 outubro 2007

O cão e o tigre


Um cão havia se perdido na floresta; enquanto andava tentando achar o caminho apareceu um tigre louco para devorá-lo;
o cãozinho viu uns ossos espalhados em sua frente e começou a roer e quando o tigre ia comê-lo ele disse: que tigre delicioso que acabei de comer! Então o tigre assustado saiu na calada. O macaco que havia visto tudo correu em direção ao tigre e lhe disse o que havia acontecido e já furioso o tigre voltou para o local; chegando lá o cãozinho avistou o tigre com um macaco nas costas e logo teve outra idéia, virou-se de costas e disse alto: - Cadê aquele macaco? Já faz meia hora que pedi que ele me trouxesse outro tigre e até agora nada.

21 outubro 2007

Raridade

Leia com atenção

Raridade

A arara
é uma ave rara
pois o homem não pára
de ir ao mato caçá-la
para a pôr na sala
em cima de um poleiro
onde ela fica o dia inteiro
fazendo escarcéu
porque já não pode voar pelo céu.
E se o homem não pára

de caçar arara

hoje uma ave rara,

ou a arara some

ou então muda seu nome

para arrara.

José Paulo Paes


1. O texto acima trata-se de:

a) Uma receita

b) Uma carta

c) Uma poesia

d) Um bilhete


2. Por que a arara é uma ave rara?

a) Porque ela faz escarcéu.

b) Porque o homem não para de caçá-la.

c) Porque ela fica no poleiro.

d) Porque não pode voar ao céu.


3. O texto trata da ameaça de:

a) Extinção das araras.

b) Fuga das aves.

c) Escândalo das araras.

d) Greve das aves.


4. Devido à caça constante das araras elas estão tornando-se raras, que nome o poeta sugere para essas aves?

a) Rarara

b) Arrara

c) Ararra

d) Arara


5. “…poleiro onde ela fica o dia inteiro fazendo escarcéu…” a arara faz escarcéu porque…

a) Não pode voar pelo céu.

b) Está muito cansada.

c) Está feliz.

d) Não pode sair à noite.

Coração aos pedaços

Projeto no Caminho das Letras

Realização: Janete L. Cavalcante

Áreas relacionadas: Português, Matemática, Artes e Informática.

3ª etapa a 4ª série

Tempo: 40 min.

Tema: Coração

Título: “Coração aos pedaços”

Objetivo:

· Capacitar o aluno no entendimento de formas geométricas avançadas.

· Alertar sobre os cuidados com a saúde, que devem repassar aos seus familiares.

· Montar a forma de um coração com o uso das figuras geométricas planas.

· Utilizar corretamente as orientações quanto à produção de frases (uso de letras maiúsculas e pontuação no final das frases).

Metodologia

• Aula expositiva com exemplos práticos em laboratório

Material Didático

• Kolour Paint e Editor de Texto

Procedimento

ð Após a rotina de classe, converse com seus alunos perguntando algo sobre a aula passada.

ð Direcione a conversa para os cuidados que devemos ter com o coração (Saúde).

ð Fale sobre a importância das atividades físicas, da boa alimentação e do bom humor para a saúde do coração.

ð “E por falar em coração... hoje nos vamos montar um coração estilizado usando algumas figuras geométricas”. Formas Geométricas Avançadas. Ajude aos seus alunos a definirem o nome de algumas formas como cubo, cone, hexágono e outros. Represente cada um deles (somente o monitor).

ð Em seguida explique aos seus alunos que a matemática não está somente nos números, também está nas formas e essas representam medidas. As formas são importantes para representar objetos ou construções. Ex: Construção de prédio, formato: retângulo gigante. Instigue a imaginação deles dizendo o quanto é importante as formas nas construções. Se um prédio não ficar com a medida correta ele certamente ficará torto ou cairá. Pergunte qual o nome das formas de objetos ou alimentos do cotidiano como ovo (oval), sorvete de casquinha (cone), monitor do computador (quadrado), teclado do computador (retângulo) e outros.

ð No Kolour Paint, pedir que criem a forma de um coração com o uso das figuras geométricas trabalhadas. Promova a idéia de que o “CORAÇAO” mais criativo da turma será impresso e ficará exposto na sala.

ð Diga para abrirem o editor de texto e elaborarem uma frase com o tema: “Coração aos pedaços”.

Atividades:

1. Abrir o Kolour Paint e “criar” o seu coração estilizado com as formas geométricas apresentadas.

2. Colorir o coração (deixar a vontade quanto a cor).

3. Abrir o Editor de Texto e escrever uma frase com o tema: “Coração aos pedaços”.

Observações:

· Atenção para o uso de letra maiúscula no início da frase e para a pontuação na conclusão da mesma.

· Algumas possibilidades de criação de “corações”.


Meu Amigo Robô

Projeto no Caminho das Letras

Realização: Janete L. Cavalcante

Áreas relacionadas: Português, Matemática, Artes e Informática.

3ª etapa a 4ª série

Tempo: 40 min.

Tema: Ciência e Tecnologia

Título: “Meu Amigo Robô”

Objetivos:

· Compreender a tecnologia como facilitador do nosso dia-a-dia.

· Relacionar objetos que utilizam a tecnologia.

· Desenvolver a habilidade de digitação e ortografia das palavras trabalhadas.

· Utilizar corretamente letras maiúsculas no início das frases e dos nomes próprios.

Metodologia:

· Aula expositiva com exemplos práticos em laboratório.

Material didático

· Editor de texto e Kolour Paint

·

Procedimento

ð Após a rotina de classe, converse com seus alunos perguntando sobre a aula passada.

ð Direcione a conversa para os vídeos games e computadores.

ð Fale brevemente sobre TECNOLOGIA e sua importância em nossas vidas.

ð Peça que relacionem nomes de objetos e/ou aparelhos que funcionam graças a tecnologia.

ð Diga para abrirem o editor de texto.

Atividades:

1. Abrir o Editor de Texto e escrever 10 nomes (entre elas a palavra: ROBÔ) dos objetos relacionados.

2. Colorir de verde os objetos/ aparelhos que você possui.

3. Colorir de vermelho os objetos/ aparelhos que você não possui.

4. Agora você vai imaginar que tem um amigo robô...

a. Escreva o nome do seu robô;

b. Escreva o que ele faz;

c. Desenhe o seu amigo robô. ( fechar o editor de texto e abrir o Kolour Paint)

Observações:

· Caso a turma possua um ritmo acelerado, fica a seu critério elaborar mais atividades do mesmo estilo.




Projeto no Caminho das Letras

Realização: Janete L. Cavalcante

Áreas relacionadas: Português, Artes e Informática.

3ª etapa a 4ª série

Tempo: 40 min.

Tema: Brinquedos

Título: Tipos de Brinquedos

Objetivos:

· Desenvolver a criatividade

· Estimular a coordenação motora através do uso do teclado.

· Elaborar frases e textos com o tema: “Brinquedo de adolescente”.

Metodologia:

· Aula expositiva

Material didático

· Editor de texto

Procedimento

ð Após a rotina de classe (sem revisão), pergunte aos seus alunos como foi a comemoração do dia das crianças.

ð Diga que mesmo quem não é criança como é o caso dos adolescentes e mesmo dos adultos que gostam de brincar.

ð Deixe-os falarem suas experiências.

ð Pergunte os tipos de brinquedos que os adolescentes e os adultos utilizam.

ð Peça para que abram o editor de texto e então realizem as atividades do dia.

Atividades:

1. Abrir o editor de texto, escrever os nomes dos brinquedos citados e sublinhar (ctrl + S) o que mais gosta.

2. Escrever uma frase utilizando o nome do brinquedo preferido.

3. Elaborar um pequeno texto (2 ou 3 linhas) com o tema: “Brinquedo de adolescente”.

Observações:

· Atenção para o uso de letra maiúscula no início da frase e para a pontuação na conclusão da mesma.

Colcha de RETALHOS

Senhor,
Outro dia fiz uma colcha de retalhos. Todos os restinhos de pano que guardei iam servir. Ao pegar cada pedaço, recordava-me de pessoas, acontecimentos...
Como se cada um tivesse sua história para contar. Fui costurar. Cores que à primeira vista não combinavam, padrões e desenhos totalmente diferentes, tudo se juntou.
A colcha ficou pronta. E como ficou bonita! E fico pensando:
Tu criaste todos os seres diferentes. Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia. E não são diferentes só fisicamente. Todos pensam diferente, sentem diferente, agem diferente. Um completa o outro. Um apóia o outro.
Que maravilha é uma colcha de tantos seres diferentes, formando a humanidade.
Por que quero que todos sejam iguais, pensem igual, sintam igual?
Eu sou um pedacinho no grande conjunto.
Embelezo sua criação de um determinado modo.
Outros realçam outras cores, outros padrões.
Importante é querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado.
Todos unidos na procura da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha da unidade da pluriformidade.

OBRIGADO, SENHOR!

Autor desconhecido

IDENTIDADE

Projeto no Caminho das Letras

Realização: Janete L. Cavalcante

Áreas relacionadas: Português, História, Geografia e Artes.

3ª etapa a 4ª série

Tema: IDENTIDADE

Título: Quem sou EU?

Objetivo Geral:

  • Conhecer melhor a si mesmo e os outros, reconhecendo-se como parte do sistema.

Objetivos Específicos:

* Colaborar com seus colegas de classe e aprender com elas.

* Desenvolver pensamento crítico.

* Aprender a resolver problemas trabalhando em grupo.

* Desenvolver sua criatividade e imaginação através de desenhos.

* Expressar suas idéia através de textos escritos.

* Listar nomes com a devida atenção a ortografia e ao uso de letras maiúsculas.

* Relacionar as atividades trabalhadas com o seu cotidiano.

* Perceber sua importância como parte de um grupo.

ATIVIDADES

Sondando…

* No primeiro momento é importante sondar o que os alunos já sabem sobre identidade. Deixá-los falarem bem à vontade.

* Nossa primeira aula é sobre você e quem você é.

§ Que tipo de música você gosta?

§ Qual a sua comida favorita?

§ Esporte que gosta mais?

§ Tem algum tipo de hobby?

§ Quais seus filmes e livros preferidos?

§ Enfim tudo que você pode contar para que os outros conheçam você melhor.

Informando…

* Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.

o Sua conceituação interessa a vários ramos do conhecimento (história, sociologia, antropologia, direito, etc.), e tem portanto diversas definições, conforme o enfoque que se lhe dê, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada.

o Identidade ainda pode ser uma construção legal, e portanto traduzida em sinais e documentos, que acompanham o indivíduo.


13 outubro 2007

Às nossas Professoras, com Carinho...


Que nos mostra a cada momento...compreensão, luta, paciência, inteligência e dedicação.

Você, que dialoga com os seus educandos.
Você, que acompanha, coordena e orienta a aprendizagem.

Você, que questiona e faz pensar.
Você, que se alegra quando os alunos o questionam.

Você, que já tomou consciência e usa o senso crítico.
Você, que diz e vive a verdade que liberta.
Você, que é honesto consigo mesmo e com seus educandos.
Você, que faz acontecer a participação.
Você , que enxerga as mentiras, meias verdades e distorções dos textos escolares.
Você, que está criando relações de solidariedade fraternidade e justiça.
Você, que quer quebrar a separação, diferença e distancia que existem entre você e seus alunos.
Você, que em vez de reprimir, estimula a criatividade e originalidade.
Você que faz fazer fazendo.
Você, que acredita na força da união da classe dos Educadores e na força do fraco.
Você que já perdeu o medo da censura e da demissão.
Você, professor , que caminha tentando fazer EDUCAÇÃO LIBERTADORA.

E diante disso, carregamos juntos, na bagagem da vida esses ensinamentos eternos.

Nesse dia especial desejamos sucesso e que a tua estrela continue sempre brilhando...!


PARABÉNS PROFESSORAS!!!


15/10/2007

Dia das Professoras